Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Talo de jerimum

Mestre Zé do Pife e As Juvelinas
Discos: Folclore del Nordeste

Disponible

14,95 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Folclore del Nordeste
Año de Edición Original 2018
Instrumental

Más

Mestre Zé do Pife e As Juvelinas: Zé do Pife (pífanos, narración), Kika Brandão (voz, pífanos, percusión, arreglos), Naira Carneiro (pífanos, acordeón, percusión), Maísa Arantes (rabeca, pífanos, voz, arreglos), Gutcha Ramil (rabeca, percusión, coros), Luciana Bergamaschi (triángulo), Andressa Ferreira e Isa Flor (voz, percusión).

Otros músicos participantes: Mariana Sardinha (cavaquinho), Igor Diniz (contrabajo), Diogo Vanelli y Mariano Toniatti (percusión), Lúcia Valeska (cello).

Participación especial de: Zeca do Pife (pífanos, narración), Júlia Carvalho (voz), Daniel Pitanga (voz, viola caipira, guitarras, bandolim, bajo eléctrico, acordeón, percusión, arreglos).

Edición en formato Digipack.

"O álbum Talo de Jerimum é uma síntese do trabalho de mais de 10 anos do grupo Mestre Zé do Pife e as Juvelinas. É o fruto da parceria inusitada de um Mestre pernambucano e suas jovens discípulas no Distrito Federal, e tem as cores e os tons de todas as nossas diferenças inspirando cada faixa e cada passo desse caminhar. Na missão despertada pelo Mestre de não deixar banda de pife acabar, nos encontramos com a diversidade brasileira, brasiliense e com a nossa própria, como musicistas, brincantes, aprendizes e mulheres no cenário de uma cultura tradicional que está sempre a se reinventar unindo o tradicional e o contemporâneo.
O álbum tem direção do músico da cidade Daniel Pitanga, e participação de diversos musicos da cena local, como: Julia Carvalho (ex-Juvelina), Mariana Sardinha, Igor Diniz, Diogo Vanelli, Lúcia Valeska, Mariano Toniatti. O disco também conta com Zeca do Pife, pareia e irmão de Seu Zé do Pife, com uma participação emocionante e especial. O CD conta com músicas autorais, tanto de Seu Zé, quanto das Juvelinas, e também com uma faixa que foi um presente de Assis Calixto, do Coco Raízes de Arcoverde (PE). O Talo de Jerimum é construído por várias mãos, por sua concretização foi graças também a um financiamento coletivo. As artes são do artista plátisco Tiago Botelho, o design de Nara Oliveira e a fotografia de Davi Mello. O CD tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) Secretaria de Cultura, Governo de Brasília."

"Foi Mestre Zé do Pife, um pernambucano de São José do Egito, tocador e fabricante de pife há 50 anos, que criou as Juvelinas em 2007. O mestre adotou as juvelinas como aprendizes e tocadoras quando as conheceu em suas oficinas de pífano e em suas andanças pela capital federal.
A formação da banda inclui um pífano principal tocado pelo Mestre, que é acompanhado por pífanos percussões e outros instrumentos como sanfona e rabeca. Alguns arranjos reconfiguram músicas populares numa leitura inusitada, que leva a marca registrada da banda e aproximam diversos públicos das tradições nordestinas, enquanto outros se aproximam da estrutura musical das bandas de pífano tradicionais.
Nessa mistura entre o tradicional e o contemporâneo, jovens mulheres se unem a um mestre cheio de tradição e experiência para que a partir do contato com a juventude, o tradicional possa resistir e reviver. O grupo entende que a cultura nordestina é raiz fundante da identidade brasiliense e brasileira e por isso busca sua difusão e atualização através do contato com o Mestre Zé do Pife. A ele e a tantos outros mestres e mestras que nos inspiram e lutam pela sobrevivência da cultura popular, a nossa eterna admiração e imenso agradecimento!
Um CD que comemora 10 anos de grupo! Um caminho de muito aprendizado, através do qual o grupo foi identificando sua linguagem e sua maneira de interpretar a tradição das bandas de pife. Desse amadurecimento nasceu a necessidade de gravar um novo CD, com algumas composições das Juvelinas, novas músicas de Seu Zé e até músicas de sua infância que lhe voltaram à memória. O acervo do Mestre Zé do Pife é uma lista sem fim de poesias, versos, aboios, músicas, festas e tradições, e grande parte dessa lista está apenas na sua memória.
Esse projeto tem captação do Fundo de Apoio à Cultura do DF, porém, este recurso não é suficiente para realizar todo o nosso sonho. Com o financiamento coletivo podemos ir mais longe! Vamos convidar artistas especiais para participar das gravações, aprimorar o nosso trabalho técnico para que o CD saia bem redondinho, além de registrar todo o processo de gravação e criação desse CD. E principalmente, vamos realizar um grande sonho do Mestre: trazer de Pernambuco seu irmão e primeiro parceiro, Zeca do Pife, para gravar com ele as músicas de sua infância!
Nesse novo CD, tem música tradicional e música moderninha, tem a nossa mistura de sons com as memórias de Seu Zé. Tem pifeiro velho e pifeira nova, que é pra banda de pife nunca acabar!" (Texto de la campaña de financiación)

Temas

CD 1
01
Caboclinho descompassado (instrumental)
Naira Carneiro
02:34
02
Pão com ovo (instrumental)
Maísa Arantes
02:13
03
São José do Egito (narración)
Zé do Pife
Zé do Pife
01:40
04
De avô pra neto (instrumental)
Zé do Pife
02:00
05
Canto da sereia
Assis Calixto
Solista: Isa Flor
02:27
06
Alvorada (instrumental)
Zé do Pife
03:28
07
Talo de jerimum
Zé do Pife - Zeca do Pife
Zé do Pife & Zeca do Pife
05:29
08
Da oca à loca
Kika Brandão
Solista: Kika Brandão
03:04
09
Bendito
D.P.
04:30
10
No meio das outras (instrumental)
Zé do Pife
Zé do Pife
02:11
11
Beija flor (instrumental)
Zeca do Pife
Zé do Pife & Daniel Pitanga
12
Casa de pedra
Daniel Pitanga
Daniel Pitanga
03:05
13
Martinha do coco
Andressa Ferreira
Solista: Andressa Ferreira
03:05
14
Siriema
Júlia Carvalho
Júlia Carvalho
03:10