Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Sebastiana

Diogo Monzo
Discos: Jazz

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Biscoito Fino
Estilo Jazz
Año de Edición Original 2021
Instrumental

Más

Diogo Monzo (piano)

Bruno Rejan (contrabajo, bajo eléctrico), Di Stéffano (batería).

Participación especial de: Roberta Mourim (guitarra acústica).

Edición en formato Digipack.

"O pianista, compositor e arranjador Diogo Monzo lança “Sebastiana”, seu quinto álbum. O projeto instrumental e autoral de Monzo expressa a contemporaneidade dos ritmos brasileiros: “A minha intenção foi desenvolver pequenos temas a partir de ritmos brasileiros, como baião, frevo, maracatu, samba, choro, que se entrelaçam e ganham corpo através dos momentos de improvisação”, define Diogo. “Sebastiana” se divide em performances de trio (piano, baixo e bateria), duo (piano e contrabaixo/ piano e violão) e piano solo, formato no qual Diogo nos apresenta uma música inédita de Luiz Eça, pianista e compositor que estuda há anos e que o influencia musicalmente.
O título do álbum é uma homenagem à avó do pianista: “Em janeiro de 2021, às vésperas da gravação deste álbum, perdi minha avó. Batizar o álbum de Sebastiana é um gesto de carinho, de gratidão e de reconhecimento à ela. Minha avó foi uma mulher que sofreu com um casamento abusivo do qual decidiu sair, sofrendo resistência da família e contando com alguns poucos amigos para enfrentar desafios e sustentar seus filhos. É um trabalho sobre liberdade, respeito ao próximo, sobre ter o direito de ser. Eu carrego isso muito forte dentro de mim, fruto das influências que recebi, da história de vida da minha avó. Pena ela ter falecido antes de ver essa singela homenagem. Ela teria dito: 'Ah, Diogo, você é doido, mesmo'."
O projeto traz convidados como o baterista Di Stéffano, o baixista Bruno Rejan e a violonista Roberta Mourim. O álbum é também um retrato do momento de transformação do planeta: "Tudo o que sofremos e continuamos a enfrentar nesses tempos, me fez perceber o quanto a vida é um caos e o quanto trabalhamos para tentar trazer à ela algum tipo de ordem. Como na música improvisada. Nós improvisadores estamos sempre tentando criar algo que possa nos orientar, que possa fazer aquele momento ter valido a pena. É nesse sentido que as emoções penetram em minha música. Elas são um reflexo de uma pequena fração desse caos que esteve sob meu controle e logo depois se dissipou. O que isso me revela? Não sei ao certo. Talvez, que a eternidade seja apenas aquele milésimo de segundo onde tudo pareceu fazer sentido", pontua Diogo Monzo. "A música registrada neste álbum é vida, fala de entrega, perseverança e esperança. Mas reflete sobretudo o prazer de tocar e o quanto isso é divertido!”, finaliza.

Diogo Monzo é doutorando em música pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), sob a orientação do professor Dr. Clifford Hill Korman. Selecionado entre os Top 5 no “Made in New York Jazz Competition”, figurou entre os melhores instrumentistas do ano de 2015 no site “Melhores da Música Brasileira”, pelo disco “Meu Samba Parece Com Quê?”; em 2018, pelo disco “Diogo Monzo Filho do Brasil”.
Também lançou o CD “Luiz Eça por Diogo Monzo” pela gravadora Fina Flor, o CD “Hinos Tradicionais Sob Uma Nova Concepção” e o livro “Hinos Tradicionais Sob Uma Nova Concepção”. No dia 4 de dezembro de 2015 fez a sua estreia na Europa, onde apresentou três concertos de piano solo na Hungria, Itália e Portugal. Em 21 de maio de 2016, apresentou-se pela primeira vez nos EUA, em Nova York, no Tribeca Performing Arts Center, ao lado de grandes nomes do jazz, como Rufus Reid, Tommy CampbellI, Philip Harper e Bobby Sanabria.
Desde então, Diogo Monzo tem se apresentado com o trio, orquestras, bandas sinfônicas, big bands, cantores, piano solo, entre outros formatos, no Brasil e em vários outros países, como Chile, Portugal, Bulgária, Israel e Dinamarca. Participou do projeto “Série Mini Recitais”, da UnB TV, do programa "Palco", da TV Record e do programa “Partituras”, da TV Brasil, entre muitos outros." (Texto de presentación del sello discográfico)

Temas

CD 1
01
Song for Sebastiana
Diogo Monzo
02
Trasantonte
Diogo Monzo - Di Stéffano
03
Segredos
Diogo Monzo
04
Mungunzá
Diogo Monzo
05
Pas de deux
Diogo Monzo - Fernanda Quinderé
06
Idas e vindas
Diogo Monzo
07
Meu samba parece com quê?
Diogo Monzo
08
Pequi
Diogo Monzo
09
Chorinho para Fernanda póstress
Luiz Eça
10
Impromptu #1
Diogo Monzo - Roberta Mourim
Diogo Monzo & Roberta Mourim
11
Mangaba
Diogo Monzo