Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Baião dos hippies

Luiz Gonzaga
Discos: Forró

Disponible

16,61 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Discobertas
Estilo Forró
Año de grabación 1971
Año de Edición Original 2021
Concierto

Más

Luiz Gonzaga (voz, acordeón)

Grabado "ao vivo" en el Festival de Verão de Guarapari, en la playa Três Marias, en Guarapari (Espírito Santo), en febrero de 1971.

"Com capa criada por Bady Cartier a partir de foto de Luiz Gonzaga (1912 – 1989) extraída do Arquivo Nacional, o álbum Baião dos hippies chega ao mercado fonográfico primeiramente em CD – previsto para ser lançado ainda nesta segunda quinzena de novembro de 2021 – antes de desembarcar nos aplicativos de música em 13 de dezembro, dia do 109º aniversário do cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano.
Editado pelo selo Discobertas, o álbum Baião dos hippies reproduz oito números e três falas de Luiz Gonzaga na apresentação feita pelo artista há 50 anos no Festival de Verão de Guarapari, evento de aura hippie, realizado de 11 a 14 de fevereiro de 1971 na praia Três Marias, no litoral da cidade capixaba de Guarapari (ES).
O repertório do disco Baião dos hippies inclui sucesso do universo sertanejo, A moda da mula preta (Raul Torres, 1945) entre standards da basilar obra autoral de Luiz Gonzaga como Asa branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1947), A volta da asa branca (Luiz Gonzaga e Zé Dantas, 1950), Assum preto (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1950) e O xote das meninas (Luiz Gonzaga e Zé Dantas, 1953).
A inclusão da moda da viola no roteiro do show fazia sentido. Embora tenha sido lançada pela dupla sertaneja Raul Torres & Florêncio em 1945, A moda da mula preta fez sucesso nacional na voz de Luiz Gonzaga ao ser gravada pelo Rei do baião em 1948.
Na época, a gravação da moda de viola por Gonzaga chegou a suplantar em vendas os originais registros fonográficos dos hits nordestinos do compositor tamanha a popularidade do tema recolhido pelo compositor paulista Raul Torres (1906 – 1970) no folclore mineiro." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 17.11.2021)

Temas

CD 1
01
Hora do adeus
Luiz Queiroga - Onilda Almeida
02
Medley: Asa Branca / A volta de Asa Branca
Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira / Luiz Gonzaga - Zé Dantas
03
Luiz Gonzaga fala
04
Juazeiro
Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira
05
Medley: O xote das meninas / O cheiro da Carolina
Luiz Gonzaga - Zé Dantas / Luiz Gonzaga - Amorim Roxo
06
Luiz Gonzaga fala
07
A triste partida
Patativa do Assaré
08
Medley: Asa Branca / Assum preto / Meu pajeú
Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira / Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira / Luiz Gonzaga - Raimundo Granjeiro
09
Moda da mula preta
Raul Torres
10
Luiz Gonzaga fala sobre Carlos Imperial
11
Medley: Boiadeiro / Cigarro de paia
Armando Cavalcanti - Klecius Caldas