Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Espelho d'água

Camerata Aberta
Discos: Clásica contemporánea

Disponible

13,17 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Sesc SP
Estilo Clásica contemporánea
Año de Edición Original 2012
Instrumental

Más

Camerata Aberta: Martin Tuska (violín), Peter Pas (viola), Pedro Gadelha (contrabajo), Cassia Carrascoza (flauta, piccolo), Luis Afonso Montanha (clarinete, clarinete bajo), Alexandre Ficarelli (oboe, corno inglés), Adenilson Telles (trompeta), Nikolay Genov (trompa), Carlos Freitas (trombón), Fábio Cury (fagot), Horácio Gouveia (piano, celesta), Lidia Bazarian (piano), Heri Brandino (vibráfono, percusión), Charles Augusto (percusión). Guillaume Bourgonhe (dirección artística, dirección musical).

Músicos invitados: Simona Cavuoto y Elissa Cassini (violín), Silvio Catto (viola), Heloisa Meirelles, Alberto Kanji y Johannes Gramsch (cello), Diogo Maia (clarinete, clarinete bajo).

Edición en formato Digipack, que incluye libreto de 52 páginas.

"A Camerata Aberta, grupo de música contemporânea da EMESP Tom Jobim, venceu o 8º Prêmio BRAVO!, na categoria Melhor CD de Música Erudita, com Espelho d’Água.
O Prêmio contempla as áreas artísticas acompanhadas pela revista Bravo no período entre agosto de 2011 e julho de 2012. A base para o repertório do CD foi o ano de 2010, ano de estreia do grupo e, principalmente, quando recebeu da APCA o prêmio de música contemporânea pelo pioneirismo e pela excelência de sua atuação. “A ideia do álbum é fazer um registro de composições que expressam a identidade da Camerata Aberta, lançando um olhar retrospectivo sobre a trajetória do grupo”, explica Sergio Kafejian, diretor artístico da Camerata Aberta.
De acordo com a vocação do grupo de promover a formação de um público de música contemporânea e de difundi-la, a seleção de obras feita pelo diretor musical do CD, Guillaume Bourgogne, abrange vários estilos e gerações de compositores. As peças englobam um período de cerca de 25 anos, com vários exemplos do que de mais recente se produz em música contemporânea no Brasil e na Europa. A mais antiga é a obra do italiano Franco Donatoni (1927-2000), Spiri (1977), para dez instrumentos.
O compositor Oliver Schneller traz a música contemporânea recente (sua peça foi composta entre 2001 e 2002) que explora a versatilidade do grupo de câmara. Dois brasileiros completam o programa: Silvio Ferraz, com a obra Window into the pond (1995) e o diretor musical da Camerata, Sergio Kafejian, que entra no repertório com a composição Sobre Paranambucae, recriação de trabalho de pesquisa desenvolvido com o apoio da Bolsa Funarte de Criação Artística de 2008.
No CD, ainda estão presentes: Araés (2004), de Roberto Victorio, Quando se muda a paisagem… (2008), de Rodrigo Lima; e Águas Marinhas (2004-2005), do compositor português Miguel Azguime."

Temas

CD 1
01
Spiri
Franco Donatoni
02
Sobre paranambucae - Frequência: tempo contraido
Sergio Kafejian
03
Sobre paranambucae - Duração: tempo distendido
Sergio Kafejian
04
Diastema
Oliver Schneller
05
Window into the pond
Silvio Ferraz
06
Miguel Azguime
Miguel Azguime
07
Quando se muda
Rodrigo Lima
08
Araés - A lagoa dos pássaros obliquos
Roberto Victorio
09
Araés - Embocaduras
Roberto Victorio
10
Araés - Toroari
Roberto Victorio