Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Detalhes guardados

Thiago Delegado
Discos: MPB

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB
Año de Edición Original 2021

Más

Thiago Delegado (voz, guitarra acústica, arreglos, producción)

Christiano Caldas (piano, teclados, acordeón), Aloizio Horta (contrabajo, voz), André Limão Queiroz (batería, percusión), Robson Batata (percusión), Nath Rodrigues (coros).

Participación especial de: Fernanda Takai (voz), Nath Rodrigues (voz) y Zé Renato (voz).

Edición en formato Digipack.

"Para quem conhece o trabalho de Thiago Delegado, sabe que cantar não é exatamente uma novidade para ele. No quarteto formado com os amigos Aloízio Horta (baixo), Christiano Caldas (piano), André Limão Queiroz (bateria), a DelegasCia, o artista já soltava a voz. Quando fez parte da banda de Fernanda Takai, no show em homenagem a Tom Jobim, Thiago fazia as vozes de Roberto Menescal e Marcos Valle. Porém, em sua carreira solo é conhecido e reconhecido pela sua destreza no violão. No último disco “Sambetes Vol. 1” (2018), como o próprio nome já revela, Thiago explora o samba em 7 músicas instrumentais e uma canção.
Agora com “Detalhes Guardados”, novo álbum do artista, o mineiro convidou amigos e companheiros de trabalho para a produção de músicas e faz o seu primeiro disco de canções. O fio condutor continua a ser o samba, estilo que tem guardado no coração, mas a MPB soa forte em canções como a que dá nome ao disco, “A Tecelã” e “Chame o Amor”, um feat com Takai.
“A DelegasCia é uma jam session que completa 13 anos este ano. Antes da pandemia, era realizada semanalmente na Casa de Cultura e sempre foi um lugar de encontro e trocas, sejam elas musicais, de negócios, amorosas, enfim... Sempre com bom público e horário não ortodoxo (começava meia-noite e ia até 3h30 da manhã). Com a pandemia, tivemos de parar e a “solução” encontrada foi fazer lives semanais no Instagram, convidando os meninos que tocam comigo e outros convidados, toda quinta à noite. Por mais que meu repertório de violão solo seja generoso, ficaria muito maçante ocupar esse espaço só com violão, de modo que começar a cantar foi algo natural pra mim, e pra minha surpresa, algo natural também pro público que estava ali toda semana me prestigiando e se divertindo com as lives”, conta surpreso Thiago Delegado (...)
Essa era a hora de mostrar o lado cantor de forma oficial. Thiago se considera um cantautor, ou um compositor que canta as suas próprias canções. É o caso, por exemplo, de Chico Buarque, que ele cita como uma de suas grandes influências para o álbum, acompanhado de João Bosco e especialmente Djavan e sua obra dos anos 70. “Nesses encontros com a Clara e o Vini, ouvíamos muitos vinis desses artistas, e esse universo sonoro esteve na minha cabeça durante todo o processo de produção”, revela Thiago.
Clara e Vini são Clara Delgado e Vini Ribeiro, parceiros de composição nessa jornada, que na verdade está recheada de amigos. Além deles, Thiago Delegado está acompanhado de Nath Menhem, Vitor Velloso, Ricardo Nazar, Murilo Antunes, Brisa Marques, Nath Rodrigues, Marina Gomes e Bobô da Cuíca nas 12 canções que compõem o álbum “Detalhes Guardados”. Para a banda contou com os supracitados integrantes da DelegasCia, que também o apoiaram nos arranjos.
O disco também tem as participações especiais de Zé Renato convidado que acabou aparecendo no disco justamente após se conhecerem em uma das lives da DelegasCia, na canção “A Tecelã”. De Nath Rodrigues, em “Chuva dos 30”, que teve seu poema musicado por Thiago após um post no Instagram sobre a chegada dos 30 anos. Fernanda Takai, a quem Thiago considera uma madrinha, já que ela o convidou e incentivou a cantar. Inclusive, uma curiosidade: foi Roberto Menescal, quem aproximou os dois. Uma honra!
Para fechar, Aloizio Horta é a segunda voz em “Antes do Café”. Uma das canções que Thiago Delegado lançou como single em maio de 2021, ainda no calor das manifestações contra o atual presidente do país. A música mais política do disco veio para deixar explícito que este não é um álbum chapa branca. Embora o amor seja sua coluna vertebral, afinal, esse foi um dos sentimentos que mais nos fez falta durante a pandemia. “Como um artista que vive em 2021 no Brasil pode estar alheio à política? Amar, antes de mais nada, é um ato de resistência. Uma artista que vivencia tudo o que passa nesse país nos dias de hoje, e não se posiciona, não se revolta, não se sente ofendido, é no mínimo alienado”, comenta Thiago.
E num dos momentos mais amorosos e especiais de “Detalhes Guardados” está a canção “Foi como eu sempre quis”, música escrita pelo pai de Thiago, Wilson Franco, quando saiu de Caratinga (interior de Minas) para estudar na capital, Belo Horizonte.
“Meu pai nunca foi músico profissional, mas sempre gostou de violão e inclusive tocava alguns sambas (não toca mais porque cortou o dedo numa serra circular por volta de 2003). Quando eu comecei a tocar, ele definitivamente foi meu maior incentivador, sempre me apoiando. Inclusive, num dos momentos mais decisivos da minha vida, quando abandonei o mestrado em Engenharia Elétrica e decidi ser músico profissional, ele esteve ao meu lado. Meu pai é um amigo, meu parceiro de sinuca mesmo, e tudo que ele fala naquela letra é verdade. Por isso ela é tão especial. Eu ter a oportunidade de mostrar essa canção dele pro mundo é das coisas mais significativas desse álbum pra mim”, finaliza Thiago."

Temas

CD 1
01
Pra falar de amor
Thiago Delegado - Vini Ribeiro - Nath Rodrigues - Clara Delgado
03:15
02
Detalhes guardados
Thiago Delegado - Clara Delgado
03:58
03
Antes do café
Thiago Delegado - Aloízio Horta - Vitor Velloso
Thiago Delegado & Aloízio Horta
02:25
04
Mais valia
Thiago Delegado - Vini Ribeiro - Ricardo Nazar
04:15
05
Mina do Barreiro
Thiago Delegado - Marina Gomes - Bobô da Cuíca
02:19
06
Chuva dos 30
Thiago Delegado - Nath Rodrigues
Thiago Delegado & Nath Rodrigues
02:43
07
Foi como eu sempre quis
Wilson Franco
03:17
08
Chame o amor
Thiago Delegado - Vini Ribeiro - Natalia Menhem
Thiago Delegado & Fernanda Takai
03:46
09
Meu coração ainda é seu
Thiago Delegado - Murilo Antunes
03:53
10
A tecelã
Thiago Delegado - Clara Delgado
Thiago Delegado & Zé Renato
03:23
11
Vai e vem
Thiago Delegado - Vini Ribeiro - Clara Delgado
03:24
12
Olhos da imensidão
Thiago Delegado - Vini Ribeiro - Brisa Marques
04:20