Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Clarice clarão

Beatriz Azevedo & Moreno Veloso
Discos: MPB

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Sesc SP
Estilo MPB
Año de Edición Original 2022

Más

Beatriz Azevedo (voz, guitarra acústica, dirección), Moreno Veloso (voz, guitarra acústica, plato, producción)

Jaques Morelenbaum (violoncelo), Marcelo Costa (percusión).

Participación especial de: Maria Bethânia (voz).

Edición en formato Digipack.

"O álbum Clarice Clarão surgiu de um convite da Princeton University para celebrar os 100 anos da escritora Clarice Lispector em 2020. À época, a cantora e compositora Beatriz Azevedo criou o espetáculo “Now Clarice”, interpretando, ao lado de Moreno Veloso, canções originais e trechos da obra de Lispector. Filmado ao vivo em novembro daquele ano, o musical estreou em dezembro de 2021 no Sesc TV.
Com participações de Jaques Morelenbaum (violoncelo), Marcelo Costa (percussão) e Maria Bethânia, que colaborou com interpretações de textos originais de Clarice, o disco conta com composições de Adailton Poesia, Beatriz Azevedo, Caetano Veloso, Carlos Pinto, Deni Domenico, Moreno Veloso, Oswald de Andrade, Torquato Neto, e Valter Farias. As pinturas e desenhos que compõem o projeto visual do álbum e as capas dos singles são assinados pela artista plástica e filósofa Marcia Tiburi." (Texto de presentación del sello discográfico)

"A colaboração entre Beatriz Azevedo e Moreno Veloso é feita de delicadeza e estranhamento. Essa combinação é o que há de mais Clarice.
O Canto inicial é uma aventura de tratar nomes próprios, nomes de grandes artistas, como se fossem verbos pronominais. Sempre na primeira pessoa do singular. A melodia que Moreno trouxe para as palavras de Beatriz fazem a passagem dessa estranheza para uma sutil doçura de modo tão equilibrado que a gente fica logo sabendo que um Agora clariciano não poderia começar de outro modo.
Já ouviremos Beatriz lendo texto em que Clarice diz que nada tem a ver com a moça cuja história vai contar – mas que escreve-se a si mesma para fazê-lo.
“Deusa do Amor”, música de desfile do bloco Olodum que virou oração global na voz de Moreno, vem ecoar, antecipadamente, a conclusão spinoziana da escritora: “Deus é o mundo”.
Beatriz é sempre a voz da autora e a das moças sobre quem ela escreve. Moreno soa como o observador sábio. Os dois juntos dão conta da claridade obscura da maior prosadora brasileira do século 20.
Sem rede de proteção, os dois se entrelaçam com os sons celestiais do cello de Jaques Morelenbaum e a vida táctil e profundamente terrena da percussão de Marcelo Costa.
E mais: chamam Bethânia para dizer um trecho de pausa, de dissipação das trevas, de nascimento, como se sua voz fosse inevitável depois da expressão “grande demais”.
Tenho orgulho de ser parceiro do menino Moreno em “Um canto de afoxé para o bloco do Ilê”. As imagens e a música são analisadas por quem escreve.
Clarice faz força para fazer a coisa voltar aos sons tonais (e atonais), às cores, às sensações todas – e este encontro de Beatriz e Moreno sugere experiências dessa passagem.
Beatriz canta “faísca e clarão!” Clarice-Clarão. Na rede da paixão.
Torquato Neto, sobre a música de Carlos Pinto: que não tem mais fim.
A largueza exigida por Clarice libera Beatriz e Moreno para que saúdem tudo com versos de Oswald de Andrade.
Espetáculo íntimo que expressa tanto a tão grande beleza que se produz no Brasil." Caetano Veloso (Texto de presentación del disco)

Temas

CD 1
01
Canto
Beatriz Azevedo - Moreno Veloso
03:01
02
Bis
Beatriz Azevedo - Deni Domenico
03:52
03
Deusa do amor
Adailton Poesia - Valter Farias
04:25
04
Circo
Beatriz Azevedo
03:23
05
Um canto de afoxé para o bloco do Ilê
Caetano Veloso - Moreno Veloso
02:23
06
Água viva
Clarice Lispector
Maria Bethânia
01:04
07
Clarice clarão
Beatriz Azevedo
03:29
08
Onde estivestes de noite
Clarice Lispector
Maria Bethânia
00:48
09
Rede
Beatriz Azevedo
03:23
10
Três da madrugada
Torquato Neto - Carlos Pinto
03:01
11
Escapulário
Caetano Veloso - Oswald de Andrade
02:00