Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Tigres de Bengala (Elefante branco,...)

Tigres de Bengala
Discos: Rock-Pop

Disponible

27,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello PolyGram
Estilo Rock-Pop
Año de Edición Original 1993

Más

Tigres de Bengala: Vinicius Cantuária (voz, guitarra acústica, percusión), Claudio Zoli (voz, guitarras), Ritchie (voz, flauta, programaciones), Mú Carvalho (teclados, coros), Billi Forghieri (teclados, programaciones), Dadi (voz, bajo, guitarras).

Milton Guedes (saxo, armónica), Marcelo Costa (batería, percusión), Mingo Araújo (percusión).

Único álbum del proyecto conjunto de varios artistas ya "consagrados" en los primeros años 90. El primer single fue “Elefante branco”, lanzado en el inicio de 1993. Ya en el segundo semestre del mismo año, la canción “Agora ou jamais”, fue incluida en la banda sonora de la telenovela de las 19 horas de la Rede Globo, “Olho no olho”, con lo que se convirtió en un gran hit radiofónico.

"O ano era 1993 e eu costumava assistir algumas novelas (sim, eu assistia!), além de acompanhar as trilhas sonoras das mesmas, que na época saíam dois discos, o nacional e internacional. Eis que sendo trilha da novela Olho no Olho, que contava com Selton Mello, Nico Puig, Felipe Folgosi, Patricia de Sabrit com uma trama que envolvia jovens com poderes paranormais (putz! kkkk...), eu começo a ouvir uma canção nas cenas da novela com a voz do Ritchie, que já conhecia desde muito pequeno com um compacto que eu tinha dele e pelo fato que sempre gostei de suas composições. Daí me dei conta que não era somente mais um disco solo do Ritchie, mas sim um novo projeto, uma banda com outros músicos senão consagrados, mas já conhecidos na época como Claudio Zoli (Brylho) com seu 'swing' nas seis cordas, Vinícius Cantuária (O Terço), Dadi Carvalho (Novos Baianos e A Cor do Som), além de participação do sax de Milton Guedes.
Enfim, foi um combo de músicos experientes que deram a luz à um disco diversificado, que logo comprei o LP na época e que não cansava de ouvir aquelas músicas com diferentes ritmos e harmonias bem compostas, bem tocadas, sem excessos, com extremo bom gosto que servia de cama para as ótimas letras e vocalizações simples porém, agradáveis de Ritchie.
 O disco tem várias composições marcantes como os hits radiofônicos da época "Elefante Branco" e "Agora ou Jamais", além de outras sutilezas como "Não Desista", as variações rítmicas e percussivas de "Miragens" com uma gaita pontual, sem falar na viajante e cristalina "Nessa Espera" que emociona com sua áurea semi-acústica. E ainda tem um final com arranjos que se não inspiraram o Angra em algumas das introduções de suas músicas (E o Angels Cry também é de 1993), pelo menos deve ter alguma lembrança onde só ouvindo para entender o que estou falando.
O fato é que o grupo Tigres de Bengala só ficou nessa única obra, mas que continua me agradando até os dias de hoje, onde continuo ouvindo o álbum com a mesma sensação de que música boa faz toda diferença independente de gênero musical." Diógenes Ferreira (80 minutos, 22.01.2019)

Temas

CD 1
01
Elefante branco
Vinicius Cantuária - Ritchie - Evandro Mesquita
04:04
02
Agora e jamais
Vinicius Cantuária - Ritchie
03:38
03
Não desista
Vinicius Cantuária - Dadi Carvalho
04:05
04
Só eu e mais ninguém
Vinicius Cantuária
04:17
05
Miragens
Vinicius Cantuária - Ritchie
03:17
06
Maria Alice
Vinicius Cantuária - Ritchie
03:20
07
Nessa espera
Vinicius Cantuária - Leoni
03:24
08
Estrela do mar
Vinicius Cantuária - Ritchie
04:01
09
Arrastão (Ao teu lado)
Vinicius Cantuária - Ritchie
03:32
10
Melhor parar
Vinicius Cantuária
04:09
11
Dani
Vinicius Cantuária - Mú Carvalho - Ritchie
03:24