Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Com os pés no futuro - Ilessi e Diogo Sili interpretam Manduka

Ilessi & Diogo Sili
Discos: MPB

Disponible

31,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB
Año de Edición Original 2020

Más

Ilessi (voz), Diogo Sili (guitarra acústica)

Participación especial de: Thiago Thiago de Mello (voz), Bernardo Aguiar (percusión).

Edición en formato Digipack.

"Ilessi e Diogo Sili foram apresentados um ao outro pelo compositor Thiago Thiago de Mello, irmão de Manduka. Ilessi buscava um músico que pudesse construir com ela uma homenagem digna a Manduka, num mergulho nas questões existenciais e no Brasil profundo, com meticulosidade e apuro musical, e encontrou em Diogo o parceiro perfeito. Deste encontro surgiu o disco.
O projeto começou em 2013, quando realizaram o primeiro show com as músicas de Manduka e, desde então, a dupla tem feito diversas apresentações, difundindo a obra do compositor. As canções selecionadas são quase todas inéditas, gravadas em fita cassete por Manduka e digitalizadas por sua família. O material, cedido por Thiago Thiago de Mello, mostra uma imensa riqueza e diversidade musical, e profundidade poética, com muita originalidade. Todas as músicas são de Manduka, uma delas em parceria com Enrica Bernadelli. O disco conta com a participação especial de Bernardo Aguiar, percussionista e Thiago Thiago de Mello.

Manduka (Alexandre Manuel Thiago de Mello) (Petrópolis, RJ, 1952 - Rio de Janeiro, RJ, 2004), filho do poeta amazonense Thiago de Mello e afilhado de Manuel Bandeira, foi um grande artista: compositor, cantor, artista plástico... Suas músicas tem muita riqueza, com caminhos harmônicos e melódicos surpreendentes. Além disso, suas letras tem uma forte carga literária, igualmente repletas de originalidade. Andarilho, morou em vários países onde gravou discos porém, grande parte de sua obra permanece inédita. Ao longo da sua trajetória, teve como parceiros Geraldo Vandré, Dominguinhos (com quem gravou um disco ainda não lançado), Abel Silva, Eduardo Langagne, Clésio Ferreira, Enrica Bernardelli, Pablo Milanes, Thiago de Mello, entre outros, ganhou festivais com parcerias com Vandré e Dominguinhos, este último com a música "Quem me levará sou eu",  interpretada por Fagner e gravou discos com a banda argentina Los Jaivas e com Naná Vasconcelos.

Ilessi,nascida em Campo Grande e criada em Jacarepaguá, bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro, Ilessi – nome Iorubá, originalmente escrito "Ilé Si", sendo "Ilé = Casa" e "Si = ser, existir", significando "Casa do ser, do existir", é cantora e compositora. Como intérprete, atua desde 1998, tendo se apresentado em todo Brasil e em países como França, Suécia e Inglaterra. Em 2009 lançou pela gravadora CPC-UMES o CD Brigador - Ilessi canta Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro, com arranjos de Luis Barcelos e um arranjo de Cristóvão Bastos, que também tocaram no disco. O CD contou com participações especial da cantora Amélia Rabello e com músicos de primeira grandeza, como Daniel Santiago, João Lyra, Luciana Rabello, Maurício Carrilho, Pedro Amorim, Rogério Caetano, entre outros. Em 2014, realizou por um ano o Curso de Improvisação na Universidade de Örebro, Suécia, com Nelson Faria e Berit Andersson. Em 2015, cantou na Konsertsalen, Örebro, Suécia, no “Tribute to Jobim”, com Nelson Faria (idealizador e arranjador do concerto, tendo acompanhado Ilessi à guitarra na música “Dindi”), Academic Symphonic Orchestra, Berit Andersson e estudantes brasileiros e suecos do programa de intercâmbio entre UNIRIO/ UNB e a Universidade de Örebro, Suécia, com regência de Katarina Andreasson. Ainda neste ano, realizou o show “Nos túneis de mangueiras...”, em Belém, PA, onde cantou somente músicas de compositores paraenses. Em fevereiro de 2017, Ilessi gravou seu 2º álbum: Mundo Afora: Meada, com músicas de novos compositores de diversas regiões do Brasil, como Alexandre Andrés, Milena Tiburcio, Paloma Roriz, Thiago Amud, entre outros. O disco tem arranjos e direção musical de Thiago Amud e e foi lançado em julho de 2018 pela gravadora Rocinante. Também tem realizado shows em duo com Thiago Amud, que já contaram com a participação de cantores como Chico Faria e Marcos Sacramento. Em janeiro de 2018, Ilessi se apresentou no SESC Pompeia, SP, no show “Berimbau: Um tributo a Baden Powell – Eduardo Gudin convida Toquinho, Ilessi e Renato Braz”. Participou e produziu vários eventos relacionados à temática da mulher na música, como o Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras, e a Mostra Essa Mulher. Foi integrante do Coletivo Essa Mulher, com Aline Gonçalves, Marcela Velon e Maria Clara Valle.

Diogo Sili, multiinstrumentista, arranjador, produtor, compositor e professor natural do Rio de janeiro. Formou-se em 2013 no curso de Bacharelado em música pela Uni-Rio e vem atuando na cena musical carioca há mais de dez anos. Como instrumentista, transita entre diversos estilos com naturalidade, desde de o samba e o choro, em que se especializou na linguagem do violão de sete cordas, passando pela música regional com sua paixão pela viola caipira e pelo acordeon, até o folk e o pop-rock com o violão de aço, a guitarra e o pedal steel. Em 2012 lançou o disco Neon, da banda Escambo, na qual era integrante e guitarrista.
Em 2018 lançou dois discos independentes, Alto Mar e Um Sussurro na Algazarra. O primeiro é instrumental, com todas as músicas de sua autoria em que atua como multinstrumentista, onde gravou quase todos os instrumentos. O segundo é um disco de canções autorais em parceria com o compositor Renato Frazão. Neste mesmo ano produziu os discos O Bem do Tempo, de Marcelo Fedrá e Mauricio Detoni e Sem Lugar de Torquato Lemon, nos quais foi responsável pelos arranjos e direção musical. No ramo da produção está trabalhando com Thiago Thiago de Mello no disco Amazônia Subterrânea que será lançado em 2019 e com Aline Paes, com o seu novo trabalho Atlantnia, ambos em parceria com o percussionista e também produtor Bernardo Aguiar. Seu trabalho em duo com a cantora Ilessi, em homenagem ao compositor Manduka, também será lançado em disco no segundo semestre de 2019. O show Quem me levará sou eu - Ilessi e Diogo Sili interpretam Manduka, já está em circulação desde 2013. Como músico já acompanhou e acompanha diversos artistas da cena carioca como Aline Paes, Ilessi, Grazie Wirtti, Marina Iris, Lucio Sanfilipo, Thiago Thiago de Mello, Renato Frazão, Cordão do Boitatá, Rabo de Lagartixa, Carlos Chaves, Bianca Chami, Julio Secchin, a banda Malundu, entre outros.Em 2018/19 participou da turnê pelo Brasil com o espetáculo Gota D’água a Seco e vem se dedicando `a sua carreira autoral."

Temas

CD 1
01
Abrindo estradas
Manduka
02
Asas no fundo do azul
Manduka
Ilessi, Diogo SIli & Thiago Thiago de Mello
03
Pode levar
Manduka
04
O viço e o prumo
Manduka
05
Casa de canções
Manduka
06
Bala de vento
Manduka
Ilessi, Diogo SIli & Bernardo Aguiar
07
Saci
Manduka
Ilessi, Diogo SIli & Bernardo Aguiar
08
Tererêre
Manduka
Ilessi, Diogo SIli & Bernardo Aguiar
09
Viagem de barco
Manduka
10
Cantar de raiz
Manduka
11
Falamos até às pedras
Manduka
12
Barão de Macaúbas
Manduka
13
Conseguiram parabéns
Manduka
14
Com os pés no futuro
Manduka
Ilessi, Diogo SIli & Thiago Thiago de Mello
15
Quando o petróleo acabar
Manduka - Enrica Bernardelli