Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Obrigado, gente!

João Bosco
Dvds: Música (MPB)

Próximamente disponible

25,83 € impuestos inc.

Ficha técnica Dvds

Estilo Música (MPB)
Año de Edición Original 2006
Productora Universal Music

Más

João Bosco (voz, guitarra acústica)

Marcelo Martins (saxo, flauta), Jessé Sadoc Jr. (trompeta), Aldivas Ayres (trombón), Nelson Faria (guitarras, arreglos de metales), Ney Conceição (bajo), Kiko Freitas (batería), Armando Marçal (percusión).

Participación especial de: Djavan (voz), Guinga (guitarra acústica), Hamilton de Holanda (bandolim) y Yamandú Costa (guitarra acústica).

Grabado "ao vivo" en el Auditório Ibirapuera, en São Paulo, los dias 15 y 16 de febrero de 2006.

Idioma: Portugués.
Subtítulos en Portugués, Inglés y Español.
Extras: Ensayos + Entrevistas.
Duración total aproximada:   130'

Región 0 (DVD sin restricciones de zona: de uso mundial).
Sistema de color:   NTSC.
Sonido:   Dolby Digital 2.0 + Dolby Digital 5.1 + DTS Digital Surround 5.1
Formato de pantalla:    4:3

Este DVD contiene 6 temas no incluidos en el CD homónimo.

"Obrigado Gente!" o tradicional agradecimento que desde sempre João Bosco dispensa ante os aplausos de seu público virou o título do primeiro DVD de sua carreira, do qual derivou, também, um CD ao vivo, homônimo.
O show reuniu alguns dos maiores clássicos do cantor e compositor "O Ronco da Cuíca", "O Bêbado e a Equilibrista", "Linha de Passe" e "Papel Machê", entre outras " em versões com forte verniz jazzístico, que equalizam sambas e canções românticas num mesmo e empolgante registro.
Bosco diz que pretendeu no repertório fazer uma seleção que fosse emblemática de sua trajetória como autor. "Um outro critério foi o da convivência com certas músicas durante um período que me deu a certeza de que, usando a instrumentação que a gente usou, elas poderiam ter uma releitura interessante.
Trata-se da experiência que vem da convivência", aponta. Quando alude à instrumentação usada, ele ressalta a importância dos músicos que o acompanham.
"Acabamos fazendo uma releitura também instrumental dessas canções. Elas possibilitam novos arranjos em que cada instrumento tem uma função muito importante. Não é à toa que os convidados são todos instrumentistas", diz, referindo-se às participações especiais de Guinga, em "Saída de Emergência", Yamandú Costa em "Benzetacil", Hamilton de Holanda, em "Linha de Passe", e Djavan, que, sem empunhar nenhum instrumento, divide com Bosco os vocais em "Corsário".
Sobre tais presenças, ele afirma que são todos amigos que eventualmente se reúnem para tocar juntos, informalmente.
"É gente que eu encontro sempre, que vem tocar comigo na minha casa. Com o Djavan, escolhemos quase que instantaneamente fazer "Corsário". O Guinga sempre gostou de "Saída de Emergência", que é um blues. O Hamilton já havia tocado comigo a "Linha de Passe" e eu sabia que o bandolim dele fica muito bem nessa música. O Yamandú poderia fazer uma série de outras músicas, porque ele tem uma capacidade extraordinária de interpretação, mas eu tinha feito esse samba-choro, o "Benzetacil", no "Malabaristas do Sinal Vermelho" (álbum que precedeu este "Obrigado Gente!"), puxado por quatro trombones arranjados pelo Vítor Santos. Sempre tive a curiosidade de ver como ficaria com o violão do Yamandú", detalha.
Com relação aos solos e improvisos que pontuam o show, ele confirma que houve, de início, a intenção de uma estrutura próxima do jazz.
"Minhas canções permitem esses comentários dos músicos. A gente viaja para fora do Brasil há muitos anos e esse formato é uma ferramenta importante na comunicação com platéias de diferentes nacionalidades. Não é algo novo. O disco "Você Ainda Não Ouviu Nada", que o Sérgio Mendes lançou em 62, pegava canções do Jobim e dava a elas uma leitura instrumental que dialogava com o jazz. Esse foi um disco muito marcante na minha formação e isso acaba repercutindo na vida como compositor e arranjador. Acho que cabe na minha música esse comentário instrumental e gosto que os músicos o façam. Eles têm capacidade para isso", elogia.
João Bosco reconhece que demorou para estrear no formato DVD " coisa que outros artistas que são seus contemporâneos e ocupam a mesma faixa de mercado já fizeram há tempos " e justifica que simplesmente não estava muito atento a isso.
"Eu podia ter feito antes, mas acho que é um negócio que vai mais da produção. É preciso que alguém que esteja fora do trabalho de criação proponha essas idéias mercadológicas. Mas a partir do momento que recebi o convite, não pensei duas vezes, até porque já havia uma cobrança muito grande do público que me acompanha", ressalta.
Ele acrescenta que teve a preocupação de fazer um registro do momento que está vivendo. "Existe muito acervo na forma de vídeo que se poderia usar para fazer um DVD, mas não me interessei por essa idéia. Quis um DVD com minha presença ao vivo, num registro atual", aponta. Apesar de, agora, a prioridade ser a divulgação de "Obrigado Gente!", ele adianta que já está com material inédito pronto para um próximo álbum de estúdio, com parcerias com Aldir Blanc e Ney Lopes, entre outros." Daniel Barbosa (O Tempo, Belo Horizonte, 29.05.2006)

Temas

DVD 1
01
Incompatibilidade de gênios  
João Bosco - Aldir Blanc
02
Bala com Bala  
João Bosco - Aldir Blanc
03
Odilê, Odilá  
Martinho da Vila - João Bosco
04
O Ronco da cuíca  
João Bosco - Aldir Blanc
05
Nação
João Bosco - Paulo Emílio - Aldir Blanc
06
Malabaristas do sinal vermelho  
João Bosco - Francisco Bosco
07
Quilombo / Tiro de misericórdia
João Bosco - Aldir Blanc
08
Escadas da Penha  
João Bosco - Aldir Blanc
09
Desenho de giz  
Abel Silva - João Bosco
10
Memória da pele  
Wally Salomão - João Bosco
11
Jade
João Bosco
12
Saída de emergência  
João Bosco - Waly Salomão - Antônio Cícero
Guinga & João Bosco
13
Um gago apaixonado  
Noel Rosa
14
Prêt-à-porter de tafetá  
João Bosco - Aldir Blanc
15
Benzetacil  
João Bosco - Aldir Blanc
Yamandú Costa & João Bosco
16
Coisa feita  
João Bosco - Paulo Emílio - Aldir Blanc
17
Linha de passe  
João Bosco - Paulo Emílio - Aldir Blanc
Hamilton de Holanda & João Bosco
18
Rio de Janeiro (Isto é o meu Brasil)  
Ary Barroso
19
Corsário 
João Bosco - Aldir Blanc
Djavan & João Bosco
20
O Bêbado e a equilibrista  
João Bosco - Aldir Blanc
21
Quando o amor acontece  
João Bosco - Abel Silva
22
Papel machê 
Capinan - João Bosco