Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Mulher 80

Varios Intérpretes
Dvds: Música (MPB)

Disponible

18,63 € impuestos inc.

Ficha técnica Dvds

Estilo Música (MPB)
Año de Edición Original 1979
Productora Som Livre

Más

Programa especial dirigido por Daniel Filho grabado en octubre de 1979 y emitido en el programa "Sexta Super" de la TV Globo.

Interpretaciones de: Elis Regina; Fafá de Belém; Gal Costa; Joanna; Maria Bethânia & Rosinha de Valença; Marina Lima & Angela Rô Rô; Quarteto em Cy & Narjara Turetta; Rita Lee & Roberto de Carvalho; Simone; Zezé Motta.

Presentado por Regina Duarte y con dirección musical de Guto Graça Mello.
Idioma:   Portugués.
Subtítulos en Portugués e Inglés.
Extras:   Entrevistas a Daniel Filho y Guto Graça Mello.
Duración total aproximada:    65'

Región 0 (DVD sin restricciones de zona: de uso mundial)
Sistema de color:   NTSC
Sonido:   Dolby Digital ac 3 2.0
Formato de pantalla:    4:3

El éxito de la serie televisiva "Malu mulher", dirigida por Daniel Filho y protagonizada por Regina Duarte (serie famosa por abordar temas femeninos considerados casi como tabús en aquel momento, como el derecho sobre el propio cuerpo, la doble jornada de trabajo y la igualdad entre los sexos), fue el origen de este especial que reunió a la mayoría de las grandes estrellas femeninas de la canción brasileña del momento.
Cabe destacar el hecho de que todas cantaron en directo (no en playback, como era costumbre en aquel momento en la TV) y el espectáculo se cierra con todas ellas cantando juntas el tema "Cantores do Rádio" (composición de 1966 de Alberto Ribeiro, João de Barro y Lamartine Babo, originalmente popularizada por Aurora y Carmen Miranda), que era conocida por todas las participantes y que, aunque no formaba parte del repertorio de ninguna de ellas, era un símbolo de lo que representaban en aquellos momentos.

"Por mais que seja datado por celebrar conquistas femininas já bem assimiladas pela sociedade machista, o programa Mulher 80 - ora lançado em DVD com o registro deste especial criado pelo diretor Daniel Filho e exibido pela Rede Globo na noite de 16 de dezembro de 1979, no rastro do sucesso da série Malu Mulher - é documento perene e ainda sedutor da explosão feminina que deu o tom da música brasileira naquele ano. Foi em 1979 que despontaram Ângela RoRo, Marina Lima e Joanna - três nomes presentes no elenco recrutado por Daniel, diretor da série e do especial - e foi também em 1979 que Gal Costa, Maria Bethânia, Rita Lee e Simone ampliaram seus públicos. Gal vivia resplandecente fase tropical. Bethânia saboreava o primeiro milhão de discos vendidos com o emblemático Álibi (1978). Rita tornava seu rock mais pop com a parceria com Roberto de Carvalho, emplacando naquele ano um dos sucessos atemporais da dupla, Mania de Você. Simone explodia em todo o Brasil com Começar de Novo, a música encomendada a Ivan Lins por Daniel para ser o tema de abertura de Malu Mulher. Como o diretor conta (sem citar nomes) na reveladora entrevista exibida nos extras do DVD, Simone não era a primeira opção para gravar a música de Ivan e Vítor Martins, oferecida originalmente (e isso Daniel não conta...) a Maria Bethânia, que, na época, nem ouviu tal canção, alegando já ter alinhavado todo o repertório de seu próximo disco (diz a lenda que ela teria se arrependido amargamente ao conhecer a música). Daniel também não cita nomes, mas as duas cantoras que não se falavam era Bethânia e Elis Regina (1945 - 1982) - e coube ao diretor omitir o estranhamento na edição do número final, em que todas as cantoras apareceram reunidas no palco do Teatro Fênix.
Foi nesse contexto favorável que Mulher 80 foi idealizado e gravado com a apresentação da atriz Regina Duarte, intérprete da socióloga que dava nome à série Malu Mulher. De acordo com Daniel Filho e com Guto Graça Mello, diretor musical do especial, a seleção das músicas e cantoras teria sido feita com base na prévia seleção feita para a trilha sonora do seriado, o que explicaria a ausência de nomes como Elba Ramalho, Fátima Guedes e Zizi Possi - também projetadas naquele fértil ano em que as mulheres dominavam a cena - e a omissão de sambistas como Beth Carvalho, também em fase de grande popularidade. E o fato é que o especial é retrato bem acabado daquele boom feminino e feminista de 1979. Somente o número coletivo, em que todas as intérpretes entoam Cantores do Rádio (Alberto Ribeiro, João de Barro e Lamartine Babo, 1936), já vale a edição do programa em DVD pela imagem histórica, que, como todas do DVD, merecia ter passado por processo de restauração, embora não apresente má qualidade técnica - assim como o áudio original, bem conservado.
Questões técnicas à parte, o acerto do especial reside também no fato de entrelaçar os números musicais com depoimentos em que as cantoras acabam se expondo. Geralmente travada, Elis se emociona ao falar da filha Maria Rita, então com dois anos, antes de aparecer cantando O Bebâdo e a Equilibrista no palco em que apresentava o show Elis, Essa Mulher, inspirado no homônimo disco de 1979 em que, a pedido da gravadora Warner Music, adotou imagem mais feminina, com os cabelos mais longos. Em cenário adornado com almofadas e velas, em clima baiano, Bethânia admite a gangorra emocional que molda seu temperamento. "Deve ser difícil conviver comigo", supõe a Abelha Rainha, antes de interpretar Álibi (Djavan) na companhia do saudoso violão de Rosinha de Valença (1941 - 2004). Simone, que abre o especial com Começar de Novo, expõe a consciência de sua força física viril. Zezé Motta - então desenvolvendo uma carreira de cantora que se tornaria espaçada a partir dos anos 80 - chora ao lembrar da morte do pai na noite em que recebeu seu primeiro prêmio. Na flor de seus 22 anos, Marina justifica seu despojamento e liberdade joviais (ainda incomuns na época) antes de apresentar Não Há Cabeça com o piano de uma contrariada Ângela RoRo, de cara amarrada por não ser ela a intérprete da própria música. Mas, como ratifica Guto Graça Mello em entrevista dos extras, Mulher 80 teria reproduzido a escalação anterior da trilha de Malu Mulher. É por isso que Feminina, música de Joyce, de teor condizente com o espírito libertário da época, não é apresentada pela autora, mas pelo Quarteto em Cy (com adição da atriz Narjara Turetta, intérprete de Elisa, a filha de Malu na série). O número, aliás, foi gravado no cenário do seriado.
Além de mostrar uma Gal Costa no auge da fase tropical arquitetada pelo empresário Guilherme Araújo (1936 - 2007), Mulher 80 flagra também cantoras que migrariam para terrenos populistas nos anos seguintes. Emoldurada por cenário regional, Fafá de Belém, grávida da filha Mariana, entoa Que me Venha Esse Homem. Joanna - novata no mercado fonográfico, com uma chama que pareceu ter se apagado ao longo dos anos - interpreta Seu Corpo, a canção de Roberto e Erasmo Carlos que ela regravara em seu primeiro LP, editado naquele ano. Enfim, por mais que esteja definitivamente atrelado a um momento e a um contexto específicos, Mulher 80 ainda cativa pela emoção atemporal que brota das falas e dos cantos daquelas vozes que o programa reuniu de maneira antológica. Nunca a música brasileira foi tão feminina." Mauro Ferreira (Blog Notas Musicais, 14.04.2008)

Temas

DVD 1
01
Começar de novo
Simone
02
Paula e Bebeto
Gal Costa
03
Que me venha este homem
Fafá de Belém
04
Seu corpo
Joanna
05
Feminina
Quarteto Em Cy & Narjara Tuetta
06
Pecado original
Zezé Motta
07
Não há cabeça
Marina Lima & Ângela Ro Ro
08
Álibi
Maria Bethânia & Rosinha de Valença
09
Mania de você
Rita Lee & Roberto de Carvalho
10
O bêbado e a equilibrista / Maria maria
Elis Regina
11
Cantores do rádio
Elis Regina, Simone, Gal Costa, Maria Bethânia, Rita Lee, Fafá de Belém, Marina Lima, Zezé Motta, Joanna, Quarteto Em Cy, Ângela Ro Ro, Rosinha de Valença, Regina Duarte & Narjara Tuetta