Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Coração vagabundo - Uma viagem com Caetano Veloso

Caetano Veloso
Dvds: Documental

Disponible

26,60 € impuestos inc.

Ficha técnica Dvds

Sello Paramount
Estilo Documental
Año de Edición Original 2009
Observaciones 2DVDs REGIÓN 4

Más

Director:   Fernando Grostein Andrade

Participación de:   David Byrne, Giselle Bündchen, Izhar Patkin, Jaques Morelenbaum, Michelangelo Antonioni, Pedro Almodóvar, Regina Casé,...

Idioma:  Portugués.   Subtítulos en Portugués, Inglés, Español, Francés, Italiano y Japonés.
Duración aproximada:   71'.
Extra:   Pocket show acústico en el Baretto + Sampa + Escenas inéditas (Entrevistas con Julie Taymor, Enrica Antonioni, Pedro Almodóvar y Regina Casé; Sobre su música; Caetano y la religión)

(No aconsejado para menores de 10 años)

Sistema de color:   NTSC
Sonido:   Dolby Digital 2.0 + Dolby Digital 5.1
Formato de pantalla:    16:9

"Lo que iba a ser simplemente una turné más de lanzamiento de un nuevo disco acaba convirtiendose en un duro desafío para Caetano Veloso. "Coração vagabundo" acompaña de manera intimista al artista por São Paulo, Nueva York y Japón durante el lanzamiento de su primer álbum enteramente en Inglés. Pero ni una semana de conciertos en el Carnegie Hall, elogios del New York Times o la admiración de amigos como Pedro Almodóvar, David Byrne o Michelangelo Antonioni, son suficientes para dejar a Caetano sentirse a gusto fuera de su país. El documental es un divertido viaje en busca de esa respuesta y acaba revelando a un Caetano inédito..."

"El mejor film de la reciente cosecha de documentales sobre personalidades de la música brasileña", Marcelo Janot (O Globo)

"É significativo que, na última tomada de Coração Vagabundo, filme que documenta andanças de Caetano Veloso por Estados Unidos e Japão durante a turnê internacional do álbum A Foreign Sound (2004), o compositor baiano revele para as câmeras do jovem diretor Fernando Grostein Andrade o desejo de ser enterrado em Santo Amaro da Purificação (BA), sua terra natal, ao lado dos túmulos do pai, José, e da filha, Júlia, morta logo após seu nascimento. É que Coração Vagabundo foca o olhar do estrangeiro Caetano no mundo. Por mais cosmopolita e universal que seja a obra do artista, e ela o é em larga escala, a visão de Caetano parte de Santo Amaro e é dessa janela que Caetano parece perceber o mundo ainda hoje, mais de 40 anos após ter migrado para Salvador e, já na seqüência, Rio de Janeiro.
Filmado entre 2003 e 2005, o documentário flagra Caetano antes, durante e depois das gravações do álbum em que expôs seu olhar sobre a música norte-americana. Coração Vagabundo, aliás, nasceu para ser o saboroso extra de um DVD que registraria o show A Foreign Sound, mas que acabou não sendo editado porque coincidiu com o momento tenso da separação de Caetano e Paula Lavigne - descrita no filme pelo cineasta espanhol Pedro Almodovar como uma "personagem exuberante, barroca e exagerada". Lavigne, aliás, aparece no filme e protagoniza alguns takes de involuntário humor como a cena em que expõe o ciúme de Gisele Bündchen, que foi cumprimentar um embevecido Caetano após o show do artista no Carnegie Hall (NY, EUA). Foi o show que teve seu embrião nas apresentações feitas pelo cantor no bar Baretto (SP), em 2003. O filme também exibe imagens da passagem do artista por São Paulo - onde ele é menos estrangeiro.
O mérito do diretor é revelar traços da personalidade de Caetano ao documentar fatos cotidianos das andanças do baiano pelo mundo. A cena em que o artista divaga em Nova York sobre comentário depreciativo de Hermeto Paschoal - que apontou Caetano como um "musiquinho" - exemplifica sua dificuldade de assimilar críticas por mais que seu discurso aparente o contrário. O humor que permeia os 60 minutos do filme volta pleno nas cenas hilárias em que Caetano aparece num templo budista japonês, apresentadas antes da seqüência em que o artista discursa de forma racional sobre sua aversão às instituições religiosas (Caetano não se refere especificamente ao budismo ou a qualquer outra religião, mas ao poder manipulador das religiões).
De certa forma, Caetano Veloso se expõe neste documentário que o desnuda através de suas opiniões -e não por conta do breve take inicial em que o artista aparece realmente nu, de relance, no banheiro de um hotel. E, para quem prefere a música às opiniões, Coração Vagabundo exibe fragmentos de números do show A Foreing Sound. A apresentação da canção Terra (1978) em show no Japão é exemplo de que como a música de Caetano Veloso permanece transcendental como o cinema que a inspirou ainda na baiana Santo Amaro - a janela do artista para o universo." Mauro Ferreira (Blog Notas Musicais, 07.04.2008)

(¡ATENCIÓN!: Codificado para REGIÓN 4)