Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Téo Azevedo, um poeta cantador

Carlos Felipe Horta
Libros: Música

Disponible

14,91 € impuestos inc.

Ficha técnica Libros

Editorial Letras & Letras
Estilo Música
Año de Edición Original 2014

Más

236 páginas (14 x 21 cm, ilustrado en blanco y negro) (Peso: 284 g)

"Já são muitos os livros que abordam a influente biografia do cantador e poeta, Teófilo (Téo) Azevedo, um sertanejo que orgulho e honra a sua terra natal: o distrito de Alto Belo (Bocaiúva). Depois do lançamento de “Téo Azevedo: catrumano 70”, da biógrafa Amelina Chaves, o eminente escritor Carlos Felipe Horta lança com estilo próprio o belíssimo livro “Téo Azevedo: um poeta cantador”. O trabalho literário que o cantador Téo Azevedo vem desenvolvendo em nossa terra merece o reconhecimento por parte dos confrades e confreiras, tanto das academias de letras, como também do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Aliás, é tão somente isso que o poeta popular Carlos Felipe Horta está fazendo, com competência e profissionalismo, com a publicação do livro “Téo Azevedo: um poeta cantador”.
O foco inicial da obra de Carlos Felipe é uma descrição genealógica do homenageado, onde o autor alinhava os primeiros anos vividos em Alto Belo, e, depois, a caminhada para a conquista de um espaço no cenário literário nacional através da música e da poesia. Téo Azevedo é um homem combatente, criativo e muito inteligente. Fez e faz da música catrumano o que de melhor existe na literatura de cordel. A sua improvisação – versos temáticos criados no repente – sempre foi a sua grande paixão.
Apaixonado, também, pelo majestoso Rio São Francisco, Téo Azevedo tem procurado defender o rio e a preservação pequizeiro do nosso sertão. Sabe-se que esta luta em defesa do pequizeiro foi empenhada por Cândido Canela e difundida por Téo Azevedo.
Não se pode negar o estrondoso sucesso de Téo Azevedo na terra da garoa. Em vista disso ele tem dedicado em ajudar seus conterrâneos sem medir esforços e sempre com o objetivo de contribuir para o sucesso de todos. Exemplificando, vamos citar o nome de José Barbosa dos Santos que ficou conhecido pela alcunha de “Zé Coco do Riachão”. Foram centenas de pessoas que tiveram a felicidade de cruzar com o caminho de Téo Azevedo. Neste livro, o autor Carlos Felipe resgata o trabalho social realizado pelo seu homenageado em favor das letras e da cultura de sua terra.

Carlos Felipe Horta é jornalista, professor e pesquisador da cultura popular. Nascido em Fortaleza de Minas e criado em Capetinga, ambas em Minas gerais, trabalhou em quase todos os veículos de comunicação de Belo Horizonte, tendo sido, presidente da Comissão Mineira de Folclore. Com mais de vinte livros publicados, vários discos produzidos, vem participando de ações culturais em Minas Gerais há mais de quarenta anos. Sua amizade com Téo Azevedo já os colocou juntos em muitos projetos, o que lhe permitiu conhecer mais profundamente o trabalho e as atividades desenvolvidas pelo ‘poeta cantador’ de Alto Belo. Para Carlos Felipe, este livro procura mostrar pelo menos um pouco de tudo o que Téo já fez, faz e, com certeza, continuará fazendo”. Parabéns, Carlos Felipe Horte, e sucesso agora e sempre!" Dário Cotrim (Vitrine Literária, O Norte de Minas, 06.05.2015)