Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Discobiografia Mutante - Álbuns que revolucionaram a música brasileira

Chris Fuscaldo

Disponible

67,91 € impuestos inc.

Ficha técnica Libros

Editorial Independiente
Año de Edición Original 2018

Más

243 páginas (20 x 20 cm, papel couché, ilustrado en color) (Peso: 766 g).

"A história de uma das maiores bandas do Brasil contada por meio de seus discos: Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira é um livro bilíngue que celebra, em 2018, o legado discográfico deixado pelos Mutantes. Afinal, este é o ano em que o primeiro álbum da banda que revolucionou a história da música nacional completa 50 anos. Escrito pela jornalista, pesquisadora e escritora Chris Fuscaldo, o livro conta a história dos discos produzidos por Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee e tantos outros nomes que estiveram junto ao trio, dando ênfase às capas, que trazem histórias curiosíssimas e pouco divulgadas.
O ano de 1968 foi diferente para Rita Lee, Arnaldo Dias Baptista e Sérgio Dias Baptista, que gravaram seu primeiro disco como Os Mutantes para nunca mais serem esquecidos. A banda causou polêmica, inovou a música popular brasileira ao introduzir seus instrumentos elétricos nos festivais da canção, eventos musicais com apelo similar ao de uma final de campeonato de futebol. Enquanto Gilberto Gil e Caetano Veloso tentavam driblar a censura e o risco de serem presos a qualquer momento –e acabaram sendo– os meninos ainda curtiam uma juventude que, pode-se dizer, fazia sua transição de transviada para contracultural.
As capas dos discos dos Mutantes podem render especulações, debates e, como Rita mesmo brinca, “até tese de doutorado”. Porém, o resultado das pesquisas mostra que, muitas vezes, o trio abusava tanto de brincadeiras e de deboches que as capas eram simples resumos do que eles eram de verdade. A ironia é evidente na maioria delas. Em A Divina Comédia ou Ando meio Desligado, por exemplo, Rita, Arnaldo e Sérgio quiseram enfrentar os mais conservadores através de uma foto dos três na mesma cama.
Com essa irreverência, como publicou o jornal The New York Times, a banda conquistou até artistas estrangeiros, de David Byrne e Kurt Cobain a Devendra Banhart e Nelly Furtado. O líder do Nirvana chegou a escrever uma carta para Arnaldo Baptista e declarou em uma entrevista: "Sei que eles foram muito revolucionários, que criaram seus próprios efeitos. E provocaram muita polêmica, tinham coragem para fazer o que faziam durante o regime militar". Filho de John Lennon e músico, Sean Lennon, que convidou Arnaldo a tocar com ele em uma das edições do festival Rock in Rio, vive exaltando a produção dos Mutantes: "Eu não sabia que existia uma banda como Os Mutantes no mundo. Foi uma das melhores gravações que ouvi na vida. Parecia que eles notaram a psicodelia britânica, mas tinham uma sonoridade completamente particular. Mas, ainda assim, psicodélica. Os arranjos de metal são mais particulares nos Mutantes do que numa gravação dos Beatles ou dos Stones. São orquestrados".
“Os Mutantes são demais”, publicou um jornal como título de uma matéria, na época. E os fãs já previam que a banda nunca deixaria de ser atual. O tempo passa, outros movimentos musicais vão e voltam, e os Mutantes nunca deixam de ser os Mutantes. Este livro é uma forma de preservar a história dessa banda tão querida e transgressora
Para preparar esse livro, Chris Fuscaldo começou em 2002 a entrevistar pessoas que fizeram parte dessa história, ler outros livros sobre os Mutantes e capturar curiosidades em matérias de jornais e revistas. O projeto ficou arquivado por um tempo, mas a autora, claro, nunca deixou de ouvir (repetidas vezes) os álbuns da banda e os que seus integrantes lançaram após o rompimento. Pensando em celebrar o cinquentenário do álbum Os Mutantes, decidiu tornar o Discobiografia Mutante um presente para os fãs dos Mutantes, de Rita Lee, de Arnaldo Baptista, de Sergio Dias e de todos os integrantes ou parceiros que participaram dessa trajetória." (Texto de presentación para la campaña de crowdfunding)