Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Violão-canção (Diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil)

Chico Saraiva
Libros: Música

Disponible

28,91 € impuestos inc.

Ficha técnica Libros

Editorial SESC SP
Estilo Música
Año de Edición Original 2018

Más

244 páginas (19 x 25 cm, ilustrado) (Peso: 590 g)

"O violão, com sua vocação para “cantar”, ganha ares de traço cultural de uma nação e a música brasileira tem muito a revelar sobre isso. Mas de que forma? No livro "Violão-canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil", o músico Chico Saraiva se baseia em entrevistas com mestres do instrumento para mostrar como a música pode funcionar como um elemento de identidade cultural.
A partir de conversas com Sérgio Assad, Marco Pereira e Paulo Bellinati, praticantes do violão solo; João Bosco, Paulo César Pinheiro e Luiz Tatit, representantes do universo da canção popular; e Guinga e Elomar, atuantes na face de contato entre os campos estudados, Chico Saraiva articula saberes como os da etnomusicologia, da história cultural, da teoria musical e da sociologia para mostrar as conexões existentes entre esses dois universos: o do violão solo, associado à música erudita ou de concerto, e o do violão que acompanha a voz, ligado à canção popular.
O texto, resultado de uma extensa pesquisa sobre o violão como instrumento solista e como acompanhador do canto na tradição musical brasileira, está organizado por temas inspirados na ideia de uma montagem cinematográfica: trata do processo criativo, dos intercâmbios entre letra, melodia e harmonia, dos aspectos da execução e da relação entre o violão popular e erudito. As conversas, em que os entrevistados também tocam as canções indicadas no livro, podem ser assistidas em vídeo no site www.violao-cancao.com