Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Gilberto Gil - Refavela (Coleção O Livro do Disco)

Maurício Barros de Castro
Libros: Música

Disponible

18,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Libros

Editorial Cobogó
Estilo Música
Año de Edición Original 2017
Observaciones 12,12

Más

112 páginas (13 x 19 cm) (Peso: 130 g)

"O álbum Refavela nasceu em meio às turbulências dos anos 1970 com o desafio de promover o resgate da cultura afro-brasileira. Neste livro, Maurício Barros de Castro apresenta o contexto do país na época de ditaduras militares, lutas anticoloniais e protestos contra a segregação racial, e conta como Gil se inspirou, numa viagem à Nigéria, para criar um dos trabalhos mais importantes de sua carreira. Ainda que capture um instantâneo das manifestações culturais de sua época, o livro mostra como as questões levantadas por Gil em Refavela continuam atuais."
“Ouço Refavela agora e penso que muitos caminhos apontados por Gil nos anos 1970 se mantêm em aberto. As relações contemporâneas entre Brasil e África permanecem pouco exploradas, a cultura da juventude negra carioca continua sendo criminalizada, o precário ainda articula processos artísticos dos dois lados do Atlântico.” Maurício Barros de Castro

Maurício Barros de Castro é escritor, pesquisador, doutor em História pela USP, professor do Instituto de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ. É autor de Zicartola: política e samba na casa de Cartola e Dona Zica (2ª ed., 2013) e  Estácio: vidas e obras (2013), com Bernardo Vilhena. Entre 2013 e 2014, viajou por nove países africanos para percorrer os lugares de memória da escravidão na África, uma aventura que resultou no livro Do outro lado (2014), com Ana Maria Gonçalves e Cesar Fraga. Também participou da coletânea de crônicas O meu lugar (2015), organizada por Luiz Antônio Simas e Marcelo Moutinho.