Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

A letra brasileira de Paulo César Pinheiro - Uma jornada musical

Conceição Campos
Libros: Música

Disponible

39,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Libros

Sello Casa da Farinha
Estilo Música
Año de Edición Original 2009

Más

415 páginas (18 x 24 cm, ilustrado) (Peso: 892 g)

"Biografia pioneira sobre um dos maiores letristas do país, o livro conta as histórias da vida e da obra de Paulo César Pinheiro em capítulos que remetem a um caderno de viagem. Seguindo as pistas de um minucioso mapa cultural brasileiro traçado em centenas de letras e poemas, a autora acaba partindo em uma jornada paralela - e real - pelo Brasil pessoal do escritor.
Por meio de um extenso inventário de sua obra, o livro mostra Paulo César Pinheiro como o mais produtivo letrista brasileiro, ultrapassando a marca de duas mil letras feitas para mais de cem parceiros (entre eles Pixinguinha, Tom Jobim, Baden Powell e João Nogueira), metade das quais gravadas por mais de quinhentos intérpretes de nossa música popular, a partir dos registros estelares de Elis Regina, Clara Nunes e Elizeth Cardoso.
Incentivado pela Lei Rouanet e patrocinado pela Petrobras, o livro foi lançado em 2009, figurando como finalista do Prêmio Jabuti 2010 entre as dez melhores biografias daquele ano. Em 2012, a autora recuperou os direitos de edição e comercialização da obra, que agora pertence exclusivamente à Engenho Produções e Edições.
Conceição Campos Jornalista por formação, assumiu o ofício da escrita em 1999, quando começou a construir este livro sobre Paulo César Pinheiro. Paraense de Belém e moradora da ilha de Paquetá desde 2008, ingressou na dramaturgia em parceria com os maestros e compositores João Guilherme Ripper, Edino Krieger e Edmundo Villani-Côrtes, em três espetáculos musicais realizados pela Casa de Artes Paquetá, com patrocínio da Petrobras. Trabalhando com projetos de incentivo à leitura desde os anos 1990, em 2012 fez nascer sua Livramento, personagem-narradora com quem tem viajado pelo país, sempre contando histórias de autores brasileiros para crianças e adultos. Contemplada com prêmios como o Carmen Portinho e a Bolsa Funarte de Criação Literária, está prestes a publicar três livros de contos de assombrações amazônicas que, reunidos na coleção À luz do candeeiro, serão lançados em breve aqui, pela Engenho, com ilustrações de Yuri Reis."