Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Solistas dissonantes - História (oral) de cantoras negras

Ricardo Santhiago
Libros: Música

Disponible

37,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Libros

Editorial Letra e Voz
Estilo Música
Año de Edición Original 2009

Más

296 páginas (27 x 20 cm, ilustrado) (Peso: 985 g)

Fruto de la misma investigación con la que el autor obtuvo el Article Award de 2012 otorgado por la US Oral History Association, premio concedido al mejor artículo de historia oral del último bienio, por "The Dissonant Lives of Brazilian Black Women Singers”, publicado en la revista britânica Oral History Journal", considerado como uno de los principales trabajos sobre la figura del artista negro en la música popular brasileña.
Trece historias orales con decenas de fotografias de las artistas entrevistadas, en un cuidado trabajo editorial. Incluye prefacio de Cida Moreira y posfacio de Heloísa de Araújo D. Valente.

"Ricardo Santhiago apresenta histórias orais de treze cantoras negras brasileiras: Adyel Silva, Alaíde Costa, Arícia Mess, Áurea Martins, Eliana Pittman, Graça Cunha, Ivete Souza, Izzy Gordon, Leila Maria, Misty, Rosa Marya Colin, Virgínia Rosa e Zezé Motta. Elas mostram como instituíram e consolidaram, na soma de conquistas individuais, uma nova história (oral) na música popular feita no Brasil. Emocionantes, intensas e reveladoras, suas histórias (orais) são solos surpreendentes em um encantador arranjo vocal.

Ricardo Santhiago é historiador e comunicólogo, com atuação nas áreas de história oral, história intelectual, comunicação, música e literatura no Brasil. É autor de Alaíde Costa: Faria tudo de novo, além de coorganizador de outras obras, como Depois da utopia: A história oral em seu tempo. Idealizou o primeiro curso e o primeiro simpósio brasileiros sobre história pública, sendo um dos fundadores da Rede Brasileira de História Pública, trabalho que lhe rendeu, em 2014, o prêmio New Professional Award do National Council on Public History. No momento, em estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense, dedica-se a um estudo abrangente e interdisciplinar sobre a história, a teoria e a metodologia da história pública no Brasil." (Texto de presentación de la editora)

"Uma ideia forte e cheia de dilemas – a presença da cantora negra na música popular brasileira e sua autoridade no universo artístico de nosso país – é o mote de Solistas Dissonantes: História (oral) de cantoras negras. Com uma linguagem envolvida e emocional, que demonstra sua proximidade com o assunto, Ricardo Santhiago, pesquisador jovem, sério e coerente, desenvolve um trabalho de muito interesse e oferece uma rica contribuição documental à história da música."  Jerusa Pires Ferreira