Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Outras palavras - Seis vezes Caetano

Tom Cardoso
Libros: Música

Próximamente disponible

36,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Libros

Editorial Record
Estilo Música
Año de Edición Original 2022

Más

308 páginas (16 x 23 cm) (Peso: 493 g)

"Irreverente e provocadora como seu biografado, Outras palavras reconstrói a vida e a obra de um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos.
Caetano Veloso é um dos símbolos maiores da música popular e da cultura brasileiras. Multifacetado, transgressor e engajado, reuniu ao longo de décadas de carreira uma legião de fãs ávidos por sua produção, prolífica e espetacular, liderou movimentos e jamais deixou de se posicionar politicamente.
A juventude em Santo Amaro embalada pelos filmes de Federico Fellini, os contos de Clarice Lispector e o LP Chega de saudade, de João Gilberto; o falso antagonismo com Chico Buarque, uma rivalidade musical fabricada pela imprensa, e os embates com a militância; a nova poética musical da Tropicália; a estética vanguardista e suas experimentações; os envolvimentos e decepções com projetos políticos; e os muitos envolvimentos amorosos que inspiraram ­- declaradamente ou não – algumas das mais belas composições da música brasileira: em Outras palavras, o jornalista Tom Cardoso invoca o espírito de liderança de Caetano em nossa música, sua independência intelectual e sua impressionante capacidade de manter-se em evidência por décadas a fio.
Em seis capítulos temáticos ­- o homem de Santo Amaro, o polêmico, o líder, o vanguardista, o amante e o político -, o autor reúne depoimentos, entrevistas e uma extensa pesquisa bibliográfica para apresentar ao leitor o retrato múltiplo de um camaleão da cultura popular brasileira.  
Na orelha deste livro, Rodrigo Faour (pesquisador e autor de História da música popular brasileira sem preconceitos), define assim o artista: “Um Narciso advogando para o diabo, em meio a extremismo de direita e de esquerda, de caretas e desbundados, com seu modo de ser e estar no palco e na vida, quebrando convenções e caretices de diversos níveis, inclusive a mais cruel de todas: o discurso padronizado.” (texto de presentación de la editora)

"Livro lançado às vésperas dos 80 anos de Caetano Veloso, festejados em 7 de agosto, Outras palavras – Seis vezes Caetano é título raso da bibliografia musical brasileira. Embora jamais tenha sido idealizado para ter a estatura de biografia do artista, o livro tampouco cumpre o objetivo de fazer uma “reconstituição da vida e da obra” do cantor e compositor e violonista baiano, como alardeia propaganda da editora Record.
Escrito pelo jornalista Tom Cardoso a partir da compilação de trechos de entrevistas concedidas pelo artista ao longo da trajetória artística iniciada na Bahia, ainda na primeira metade dos anos 1960, o livro Outras palavras somente esboça perfil do cantor a partir da divisão da narrativa em seis tópicos, como deixa subentendido o subtítulo Seis vezes Caetano. Até porque as narrativas dos capítulos dos seis temas ou faces do artista – O santo-amarense, O polêmico, O líder, O vanguardista, O amante e O político – resultam heterogêneas.
Se o tom do capítulo O amante roça o espírito dos textos publicados em sites e revistas de fofocas, com as lembranças de notícias (nem todas verdadeiras, como esclarece o autor) sobre relacionamentos afetivos e/ou sexuais de artista, o capítulo final O político gera o tópico mais interessante do livro. O único que vale o investimento no livro para quem for seguidor extremado de Caetano Veloso e desejar ter tudo o que é editado sobre o artista.
Ao historiar os posicionamentos políticos de Caetano desde a fervura dos anos 1960 até as intenções de voto do cantor nas eleições deste ano de 2022, Tom Cardoso mostra um artista por vezes contraditório, mas sempre fiel à própria ideologia e refratário à qualquer patrulha ou cobrança, venham elas da esquerda, de centro ou da direita.
Como o próprio texto deixa claro ao fim do capítulo, Caetano tem alternado posições políticas (e candidatos) ao longo da vida pública porque parece perseguir a utopia de um Brasil que talvez exista somente na mente idealista do artista.
Ainda que esse capítulo final seja esclarecedor, Outras palavras é livro quase sem relevância diante de tudo o que já se publicou e está sendo editado sobre Caetano (e outros seis títulos estão chegando às livrarias no embalo dos 80 anos do ídolo da MPB).
Se o livro está longe de ter a consistência de ensaio sobre o artista, o compilado de declarações tampouco traça perfil sólido porque faltou ajustar mais o foco na escrita dos textos da maior parte dos capítulos.
No tópico O vanguardista, por exemplo, aparece a questão da bissexualidade do artista, assunto mais talhado para o capítulo O amante – o que parece mero pretexto para o autor inserir na narrativa a lembrança de reportagens sensacionalistas de 1990 cujos títulos populistas sugeriam que Caetano estivesse com o vírus da Aids.
Evocações de outras polêmicas midiáticas, como a suposta rivalidade entre Caetano e Chico Buarque, também ocupam páginas em Outras palavras (no caso, no capítulo O polêmico).
Enfim, para quem desconhece por completo a vida e a obra de Caetano Veloso, Outras palavras pode trazer até alguma informação. Contudo, para o ouvinte minimamente informado sobre o cantor, o livro soa desnecessário. Até porque, palavras por palavras, as do próprio Caetano Veloso na autobiografia Verdade tropical (1997) dão conta de expor com mais propriedade o que se passa pelo coco deste artista tão significativo para a cultura do Brasil." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 20.08.2022)