Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Objeto não identificado - Caetano Veloso 80 anos - Ensaios

Varios Autores
Libros: Música

Disponible

29,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Libros

Editorial Bazar do Tempo
Estilo Música
Año de Edición Original 2022

Más

256 páginas (16 x 23 cm) (Peso: 420 g)

Textos de: Acauam Oliveira, Frederico Coelho, Guilherme Wisnik, James Martins, João Camillo Pena, José Miguel Wisnik, Maria Rita Kehl, Santuza Cambraia Naves, Paulo Henriques Britto, Pedro Duarte, Priscila Gomes Correa, Vadim Nikitin.
Declaraciones de: Gilberto Gil, Jorge Mautner, Maria Bethânia y Moreno Veloso.
Pedro Duarte, organizador.

"Último dos sete livros editados por conta dos 80 anos de Caetano Veloso, festejados em 7 de agosto, Objeto não identificado apresenta onze ensaios inspirados pela obra do artista.
Organizado pelo filósofo Pedro Duarte, autor do texto introdutório Caetano Veloso, este objeto não identificado, o livro reúne ensaios de Acauam Oliveira, Fred Coelho, Guilherme Wisnik, James Martins, José Miguel Wisnik, Maria Rita Kehl, Paulo Henriques Britto, Priscila Gomes Correra, Santuza Cambria Naves (1953 – 2012) e Vadim Niktin.
Também relacionados na contracapa do livro lançado pela editora Bazar do Tempo, os nomes de Gilberto Gil, Jorge Mautner, Maria Bethânia e Moreno Veloso podem fazer o leitor supor que também há ensaios deles em Objeto não identificado. Contudo, os quatro forneceram apenas depoimentos sobre Caetano para o livro, com destaques para os de Gil e Moreno.
Dos ensaios, O Brasil no coco de Caetano – Afinal, de que seria o Brasil (e a MPB), oportunidade? é o que tem o caráter mais atual porque, no texto, Acauam Oliveira analisa o artista a partir do recente álbum Meu coco (2021), lançado no ano passado.
Os enfoques da obra de Caetano são diversos. José Miguel Wisnik evoca, em Oração ao tempo, outros aniversários de Caetano para enfatizar que as canções do compositor são também ensaios e que, a despeito do niilismo melancólico recente, há uma responsabilidade de afirmação expressa no ofertório e na parceria com os filhos do artista.
Maria Rita Kehl discorre sobre O desejo nas canções de Caetano Veloso à luz psicanálise. Fred Coelho contextualiza a contribuição do compositor dentro da “linha evolutiva” da música popular do Brasil. Já Paulo Henriques Britto e Santuza Cambria Naves (1953 – 2012) interpretam Caetano Veloso a partir da análise de uma mesma música, O quereres (1984)." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 03.10.2022)