Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Terra Trio - Uma família musical com os pés na terra

Ricardo Schott
Libros: Música

Disponible

32,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Libros

Editorial Sonora Editora
Estilo Música
Año de Edición Original 2020

Más

311 páginas (16 x 23 cm, ilustrado en blanco y negro) (Peso: 475 g)

"Como ainda inexiste biografia de Maria Bethânia, o livro Terra Trio – Uma família musical com os pés na terra (Sonora Editora) cumpre parcialmente a função ao descortinar bastidores de shows e discos antológicos da cantora baiana nos anos de formação da identidade cênica da intérprete.
Para súditos da artista, o livro do jornalista fluminense Ricardo Schott documenta a trajetória profissional de Bethânia na década que vai de 1967 a 1977, abarcando também o período dos anos 1980 em que o trio carioca – formado pelos irmãos Fernando Costa (bateria) e Ricardo Costa (baixo) com José Maria Rocha (piano) – voltou a tocar com a cantora, no disco e show Ciclo (1983), antes de o maestro Jaime Alem ser efetivado com diretor musical de Bethânia. A parceria da artista com o trio durou até 1984 e extrapolou as fronteiras do Brasil.
Escrita entre 2018 e 2019, editada em 2020 e efetivamente posta no mercado literário neste mês de fevereiro de 2023, a biografia do Terra Trio narra a trajetória desse grupo criado em 1966, descendente da efervescência das bandas de samba-jazz e surgido no colo da matriarca Emília Alves Borges Luiz da Costa (1920 – 2016), a Dona Emília, mãe de Fernando e Ricardo.
Dona Emília foi também, de certa forma, mãe do pianista José Maria, quando o músico mineiro foi bater no endereço sempre acolhedor da Rua Montenegro – atualmente Rua Vinicius de Moraes – em Ipanema, onde o trio (inicialmente denominado Os Ipanemas) ensaiava som poderoso que reverberou nas mesas do bar Veloso, frequentado por gente como Antonio Carlos Jobim (1927 –1994) e situado embaixo do apartamento da família. Som que chegou aos ouvidos de Maria Bethânia, então com 21 anos em 1967.
Na época ainda em busca de identidade musical, após ser rotulada à revelia como “cantora de protesto” por conta do alto voo da interpretação de Carcará (João do Vale e José Cândido, 1964) no roteiro do teatralizado show Opinião (1964 / 1965), Bethânia bateu muitas vezes à porta do apartamento da Rua Montenegro para ensaiar e se entrosar com o trio que lhe fora recomendado pelo diretor Fauzi Arap (1938 – 2013), condutor da cantora na cena teatral de shows que marcaram época nos anos 1960 e 1970.
A parceria da cantora com o Terra Trio e com Arap foi firmada a partir do show Comigo me desavim (1967). Estreado em 11 de outubro de 1967 no teatro então intitulado Miguel Lemos, o show Comigo me desavim foi matriz da fórmula de espetáculo teatral em que a intérprete mesclava músicas e textos em mix que alcançaria especial perfeição no roteiro do show Rosa dos ventos (1971), ápice da parceria de Bethânia com Arap.
A partir da página 97, quando Ricardo Schott narra o início da relação de Bethânia com o grupo, o livro Terra Trio – Uma família musical com os pés na terra passa a ser de certa forma, até a página 292, também a biografia de Bethânia – e por isso o livro tem alto valor documental.
Schott revela detalhes da produção de Comigo me desavim, show que vinha sendo roteirizado por Isabel Câmara (1940 – 2006) quando Fauzi Arap entrou em cena e mudou tudo, dando forma ao espetáculo que continuou em cena em 1968, ano em que chegou à cidade de São Paulo (SP) com Jards Macalé no violão, no posto ocupado por Rosinha de Valença (1941 – 2004) na temporada carioca.
O autor também narra a incursão de Bethânia com o trio em shows promovidos pelo jornal de esquerda Poder jovem. Shows efêmeros da cantora com o trio, como Yes, nós temos Bethânia (1968), também são lembrados no livro, escrito com base em pesquisas em jornais e revistas da época e em entrevistas feitas pelo autor com os integrantes do grupo e com a própria Bethânia.
Na sequência da narrativa, de tom coloquial, Schott se debruça sobre o show feito por Bethânia com o Terra Trio (e com o violão de Otto Gonçalves Filho) na carioca Boate Barroco, documentando que o disco decorrente do show, Recital na Boite Barroco (1968), foi captado ao vivo, mas no estúdio da gravadora Odeon, com claque convocada às pressas entre os funcionários da companhia fonográfica, e não na boate situada no bairro de Copacabana.
A entrada em cena de Nara Leão (1942 – 1989) para trabalhar com o trio teria causado ciúme em Bethânia de acordo com os músicos do Terra – como relata Ricardo Schott na página 153 – e explica o fato de a cantora ter se afastado do trio na maior parte do ano de 1969, passando a se apresentar com o toque do pianista Luiz Carlos Vinhas (1940 – 2001), presente no disco de estúdio lançado pela cantora em 1969, ano em que foi gravado o primeiro e único do álbum do trio, Terra à vista, feito muito por insistência de Nara junto à diretoria da gravadora Philips.
O retorno da cantora com o trio aconteceu no fim de 1969. Em 4 de dezembro daquele ano, Bethânia gravou na filial paulistana da Odeon outro disco ao vivo, para plateia formada sobretudo por fãs e amigos da cantora.
A avaliação do álbum Maria Bethânia ao vivo (1970) é feita com rigor no livro pelo Terra Trio. “(O registro) ficou truncado, até porque a gente tocou todo o disco e depois colocaram orquestra por cima. [...] O povo bebeu e ficou de porre. Uma baita algazarra, com todo mundo gritando 'maravilhosa' ”, lembra o baterista Fernando Costa, aos risos, em depoimento para o livro.
Ricardo Schott também dedica páginas da biografia aos shows Brasileiro, profissão esperança (1970) – pensado inicialmente para Maysa (1936 – 1977), cantora que desistiu do trabalho, o que fez com que Bethânia fosse chamada para dividir o palco com o ator Ítalo Rossi (1931 – 2011) – Rosa dos ventos (1971), Drama – Luz da noite (1973), A cena muda (1974) e Pássaro da manhã (1977).
Os relatos de Schott mostram uma Maria Bethânia de personalidade sempre forte, mas jamais imune às críticas, inclusive as oficiais. Quando ainda não era tratada como divindade pela imprensa musical, a cantora volta e meia era questionada e até mesmo atacada (de forma nem sempre respeitosa) nos jornais por opções estéticas de discos e shows.
Até por isso o livro Terra Trio – Uma família musical com os pés na terra merece leitura atenta dos seguidores da cantora. De forma indireta, a biografia do trio mostra como foram construídas a identidade e a imagem hoje sacralizadas de Maria Bethânia." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 22.02.2023)