Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Lúcio Alves e... - Acervo Especial

Lúcio Alves
Discos: MPB

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello BMG / RCA
Estilo MPB
Año de Edición Original 1975

Más

Lúcio Alves (voz)

Orquesta con arreglos y dirección de Chico de Morais.

Primera edición en CD, de 1993, en la colección "Acervo especial", del disco lanzado originalmente en 1975 por el sello RCA Victor. Remasterizado, con una portada diferente de la de la edición original en LP (la segunda foto es la de la edición original).

Antepenúltimo álbum del gran cantante y compositor mineiro Lúcio Alves (Lúcio Ciribelli Alves) (Cataguases, Minas Gerais, 1927 - Rio de Janeiro, RJ, 1993), producido por Aloysio de Oliveira, con un repertorio formado por canciones con nombre de mujer.
Esta edición en CD fue lanzada en el año de su fallecimiento.

"Mineiro de Cataguases, filho de um maestro de banda, começou a tocar violão na infância. Mudou-se ainda criança para com a família para o Rio de Janeiro, onde começou a participar de programas de rádio, como cantor e radio-ator. Nos anos 40 criou o grupo Namorados da Lua, em que era cantor, violonista e arranjador. O conjunto gravou alguns discos e foi popular até sua dissolução, em 1947, quando Lúcio Alves partiu para carreira solo. Ainda adolescente começou também a compor, tendo feito em parceria com Haroldo Barbosa a obra-prima "De Conversa em Conversa". Mais tarde, com o mesmo parceiro, emplacou "Baião de Copacabana". Lançou o primeiro disco individual em 1948, com um bolero ("Solidão", versão de Aloysio de Oliveira para "Tres Palabras", de O. Ferrez). No início dos anos 50 tornou-se um dos cantores mais populares do rádio, ao lado de Dick Farney, com quem gravou em dupla uma das primeiras composições de Tom Jobim e Billy Blanco, "Teresa da Praia". Outros sucessos foram "Sábado em Copacabana" (Dorival Caymmi/ Carlos Guinle), "Valsa de uma Cidade" (Ismael Neto/ Antônio Maria), "Xodó" (Jair Amorim/ J.M. de Abreu). Em 1960 lançou o disco "Lúcio Alves Interpreta Dolores Duran", em homenagem à cantora e compositora falecida no ano anterior. Na década de 60 gravou diversos discos de bossa nova, como "A Bossa É Nossa" e "Balançamba" (relançado em CD). Dessa fase bossa novas destacam-se suas interpretações para "Dindi" (Tom Jobim/ Aloysio de Oliveira), "O Samba da Minha Terra" (Caymmi), "Ah, Se Eu Pudesse" e "O Barquinho" (Roberto Menescal/ Ronaldo Bôscoli). Nos anos 70 trabalhou como produtor musical em emissoras de televisão, gravando esporadicamente."

Temas

CD 1
01
Mulher / Ana Luiza
Custódio Mesquita - Sady Cabral / Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
04:55
02
Juraci
Antonio Almeida - Ciro de Souza
02:03
03
Florisbela
Antônio Gabriel Nássara (Nássara) - Erastotenes Frazão
02:26
04
Maria
Ary Barroso - Luiz Peixoto
03:04
05
Rosa
Alfredo da Rocha Vianna (Pixinguinha) - Otávio de Souza
04:58
06
Izabela (Primeira namorada)
Billy Blanco
04:03
07
Januária
Chico Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
03:13
08
Risoleta
Raul Marques - Moacir Bernardino
03:12
09
Lígia
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
03:00
10
Dolores
Alberto Ribeiro - Marino Pinto - Arlindo Marques
02:58
11
Helena, Helena, Helena
Albert Land
04:11
12
Um nome de mulher / Mulher
Vinicius de Moraes - Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) / Custódio Mesquita - Sady Cabral
01:48